Goiabeira (Psidium guajava)

Goiabeira (Psidium guajava)

Goiabeira (Psidium guajava)
A goiaba é uma fruta tropical originária da América Central e do sul da América do Norte. Ela é cultivada em muitos países tropicais e subtropicais, e é considerada uma das frutas mais populares no mundo. A goiaba tem uma casca grossa e pode ser encontrada em várias cores, como vermelha, amarela ou rosa. A polpa é doce e suculenta e contém sementes duras no centro. A fruta é comumente consumida fresca, mas também é usada em sucos, doces e compotas.

A goiabeira é a planta que produz goiabas e é cultivada em muitos países tropicais e subtropicais. A árvore pode crescer até 12 metros de altura e é conhecida por sua beleza ornamental. As flores são brancas e perfumadas e aparecem antes das folhas. A goiabeira é resistente à seca e pode ser cultivada em solos arenosos ou argilosos.

A goiaba é uma fonte importante de vitamina C, vitamina A e vitamina B. Também é rica em minerais como potássio, cálcio e ferro. Além disso, a fruta contém antioxidantes que podem ajudar a proteger as células do corpo contra danos. A goiaba também é uma fonte de fibra dietética e é baixa em calorias.

O cultivo de goiabas é uma indústria importante em muitos países tropicais e subtropicais. O Brasil é o maior produtor mundial de goiabas, seguido da China, Índia e México. Existem vários tipos de goiabas, cada um com suas próprias características de sabor e textura. Alguns dos tipos mais comuns incluem a goiaba vermelha, a goiaba amarela e a goiaba rosa.

A goiaba também tem usos medicinais, é usada para tratar problemas de pele e também como um remédio para problemas digestivos. A goiaba é um dos alimentos mais benéficos para o coração, pois ajuda a controlar os níveis de colesterol e de açúcar no sangue. A goiaba também pode ser usada para tratar problemas de pele, como eczema e acne.

Em resumo, a Goiaba é uma fruta tropical muito popular, com uma variedade de usos culinários e medicinais. É rica em nutrientes e vitaminas, e é cultivada em muitos países tropical e subtropical.


Goiabeira (Psidium guajava)Ocorrência: de ocorrência espontânea em quase todo o Brasil.

Outros nomes: guava, goiaba, goiabeira branca, goiaba pêra, goiaba branca, goiaba vermelha, araçá goiaba, araçá guaçu, guaiaba, guaiava, araçá guaiaba.

Características: planta pioneira, indiferente às condições físicas do solo. Tolera bem tanto os solos mais úmidos, quanto os mais secos. Apresenta intensa regeneração natural devido, principalmente, à dispersão das sementes pelas aves. Arvoreta de 3 a 10 m de altura. Tronco tortuoso e ramificado, muito liso e descamante em placas, de coloração cinza-avermelhada ou castanha. Copa irregular e rala. Folhas simples, opostas, oblongas, ápice arredondado ou levemente agudo, base arredondada, pecíolo curto e canaliculado, pilosas na face inferior e glabras na superior, nervura proeminente na face inferior, com até 13 cm de comprimento. Perde parcialmente as folhas secas. Flores solitárias, brancas, terminais ou axilares, vistosas. Fruto baga, casca amarelada ou verde amarelada quando madura, polpa branca ou vermelha, mucilaginosas, sementes numerosas, pequenas e muito duras. Um kg de sementes assim preparadas contém cerca de 71.400 unidades.

Habitat: formações florestais do complexo atlântico.

Propagação: sementes , mas principalmente por enxertia e estaquia.

Madeira: moderadamente pesada, dura, muito elástica, compacta, moeradamente durável.

Utilidade: os frutos da goiabeira são apreciados pelo homem, consumidos intensamente pela avifauna e por muitas espécies de peixes que também se alimentam das larvas neles encontradas. Seu plantio na beira dos rios é de grande importância. Seus frutos são consumidos ao natural ou como doces, compotas e geléias. É bem conhecido o seu doce artesanal denominado de goiabada, muito apreciado em todo o interior do país há séculos. Dela pode-se fabricar também um molho saboroso substituto do catchup, batizado de goiachup. O tronco é utilizado para utensílios rurais, dada a elevada resistência e durabilidade. Muito usada em recuperações de áreas degradadas por atrair a fauna.


Florescimento: setembro a novembro.

Frutificação: dezembro e março.

Cuidados: a goiaba é uma fruta bastante acometida pela mosca-das-frutas, assim como outras Myrtáceas, o que rendeu o nome popular "bicho-da-goiaba" à larva deste inseto. Durante o crescimento do fruto, este deve ser ensacado para proteção contra a mosca-das-frutas. Frutos rachados, podres e caídos devem ser enterrados para evitar a disseminação da praga. Por ser frágil, a goiaba é uma fruta de difícil armazenamento e transporte.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem