Cadeia Alimentar

Cadeia Alimentar

Cadeia AlimentarOs diferentes elementos que compõem um ecossistema cumprem papéis específicos dentro da cadeia alimentar. As plantas verdes são organismos produtores. Acionadas pela luz do Sol, absorvem os compostos inorgânicos presentes na atmosfera e no solo e os transformam em compostos orgânicos, processo conhecido por fotossíntese. Os animais herbívoros são organismos consumidores. Alimentam-se das plantas (os produtores) e, por sua vez, servem de alimento para os animais carnívoros, ou predadores. Quando os dejetos desses animais são lançados no solo entram em ação os chamados organismos decompositores. Eles completam o ciclo vital: decompõem a matéria orgânica presente nos dejetos animais e plantas mortas, transformando-a novamente nos compostos inorgânicos que alimentam as plantas. O equilíbrio do ecossistema depende da realização de cada uma dessas etapas da cadeia alimentar. A drástica redução dos animais predadores, por exemplo, pode resultar na proliferação dos animais herbívoros e, com isso, na escassez ou extinção de algumas espécies vegetais.

A Biosfera 

A biosfera refere-se a região do planeta ocupada pelos seres vivos. É possível encontrar vida em todas as regiões do planeta, por mais quente ou frio que elas sejam.

O conceito de biosfera foi criado por analogia a outros conceitos empregados para designar parte de nosso planeta. De modo qual, podemos dizer que os limites da biosfera se estendem desde às altas montanhas até as profundezas das fossas abissais marinhas.

O aparecimento da espécie humana na Terra dada uns 100 mil anos, e a grande expansão das populações humanas aconteceu durante o último milênio. A presença tem interferido profundamente no mundo natural.

É necessário preservar as harmonias da biosfera, se nós não nos concretizarmos que as espécies de seres vivos, inclusive a humana mantém várias inter-relações e que a influência no mundo pode criar vários desequilíbrios.

Fotossíntese

É a capacidade que um ser tem (graças a clorofila) de captar a energia luminosa do sol e utiliza-la na síntese de moléculas orgânicas que serviram de alimento.

A energia luminosa captada e convertida para a energia química e utilizada para reunir moléculas de gás carbônico (CO2) e de água (H2O) produzindo assim, moléculas de glicose (C6H12O6) e oxigênio (O2).

Vale lembrar que a fotossíntese realizada pelas plantas é muito importante para a sobrevivência do homem e dos animais na terra, pois estes, dependem diretamente de oxigênio para suas sobrevivências. Portanto, como a taxa de natalidade do homem vai cada vez aumentando, temos que tomar cuidado com a preservação da natureza e das matas já existentes e até mesmo, criar novas áreas florestais, como parques nacionais e reservas ecológicas.

Nicho Ecológico

É o conjunto de interações que os membros de uma dada espécie mantêm com o meio abiótico e com os outros seres vivos da biosfera.

Reciclagem

Reaproveitamento de alguma coisa já usada. Ex: papel, plástico, metal.

A reciclagem é uma importante ação para o equilíbrio do meio ambiente, pois com ela, a cada vez mais não temos que retirar coisas da natureza. O que já foi usado uma vez, poderá ser usada outra, ao invés de retirar novamente aquele produto da natureza e dos seres vivos. Assim, com um bom investimento na reciclagem, todos lucrariam, pois a natureza estaria menos devastada.

Húmus

É na verdade, um tipo de adubo, aproveitado de algum tipo de animal. Quando ele defeca e libera o coliforme, quando ele morre e seu corpo se desintegra, as substâncias boas para a terra, só vai fortalece-la mais ainda.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem