DIVISOR DE ÁGUAS (HIDROLOGIA)

O mesmo que divisor de água. Cumeeiras dos morros e serras, onde duas vertentes se encontram e a partir das quais o fluxo das águas superficiais se dá em sentidos opostos.

O conjunto dos divisores de águas de uma área individualiza uma bacia hidrográfica.

De uma forma geral os divisores de águas superficiais também o são para as águas subterrâneas livres, isto é para os aquíferos freáticos, mas raramente o são para os aquíferos confinados ou semi-confinados.

No entanto,mesmo para aquíferos freáticos podem existir certas situações geológico-estrutural, que acabam permitindo que uma água subterrânea livre possa fluir sob um divisor de águas e alcançar a bacia hidrográfica adjacente. Esta possibilidade é colocada em casos de camadas inclinadas ou por fraturas profundas, dependendo de sua geometria.
Divisores de águas em mapa topográfico

Para se encontrar os divisores de águas em um mapa topográfico deve-se procurar os locais onde duas curvas de nível, de altitude elevada, tenham o mesmo valor e são adjacentes, correndo paralelamente e formando a cumeeira. A linha divisora de águas será, de uma maneira geral, traçada ente as duas curvas encontradas. Deve-se ter em mente que como o divisor de águas é quase sempre uma linha inclinada, seu traçado interceptará diversas linhas que satisfaçam o critério acima.

Se as curvas tiverem valores baixos em relação à topografia da área, elas estarão delimitando talvegues e são úteis para se traçar a rede de drenagem da área.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem