Escorpião-do-Nordeste (Tityus stigmurus)

Escorpião-do-Nordeste (Tityus stigmurus)  

#Escorpião-do-Nordeste (Tityus stigmurus)Características: Escorpião-do-Nordeste (Tityus stigmurus) é de coloração amarela-escura, apresenta um triângulo negro na cabeça e uma faixa escura longitudinal mediana e manchas laterais no tronco. Tem entre 6 e 7 cm de comprimento. O terceiro e o quarto segmento do metassoma ("cauda"), apresentam uma serrinha de um ou dois dentes. Localizam a sua presa com o auxílio de pelos sensoriais, as tricobotrias, que estão situadas principalmente nos palpos e que são sensíveis ao menor movimento do ar. A visão é pouco desenvolvida.

Habitat: áreas semi-áridas.

Ocorrência: Nordeste do Brasil.

Hábitos: se escondem de dia e caçam à noite. Terrestres.

Alimentação: carnívoro, alimentando-se principalmente de insetos e de aranhas, podendo também ocorrer o canibalismo. Podem jejuar por tempo prolongado, armazenando alimento nos divertículos do hepatopâncreas.

Reprodução: há machos e fêmeas. Antes do acasalamento, o macho e a fêmea se agarram pelas pinças, fazendo estranha dança. Quando tudo termina a fêmea frequentemente come o macho. A fêmea põe 50 ovos. Os filhotes nascem envoltos numa membrana da qual saem sozinhos ou ajudados pela mãe, e imediatamente sobre em cima do dorso do abdômen da mesma onde permanecem até a primeira troca de pele. Os animais atingem a idade adulta após um ano e meio.

Predadores naturais: aves.

Ameaças: matança indiscriminada.

Fonte: www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem