Aranha-da-Grama ou Tarântula (Lycosa Erythrognatha)

Aranha-da-Grama ou Tarântula (Lycosa Erythrognatha)

Características: também conhecida como tarântula, é uma aranha pequena e venenosa. São aranhas comuns no nosso dia a dia. Coloração acinzentada ou marrom, com pelos vermelhos perto dos ferrões. Quelíceras tem pelos vermelhos. No cefalotórax possuem faixas claras e no dorso do abdômen existe um desenho preto em forma de seta que é a característica principal. O macho geralmente menos robusto que a fêmea, tem a coloração do corpo acinzentada e o abdômen sempre menos volumoso. Atinge até 5 cm de comprimento, incluindo as pernas. O corpo atinge de 2 a 3 cm. Vivem cerca de dois anos e meio.

Tarântula Habitat: gramados, pastos e residências.

Ocorrência: todo o Brasil.

Hábitos: utilizam o salto para capturar a vítima. Corre rápido quando descoberta. Não é agressiva, mas pica se molestada ou quando colocamos a mão ou os pés acidentalmente. Costumam cavar galerias onde se refugiam, os machos são errantes. Hábitos diurnos. Não faz teia. São aranhas astutas, caçadoras , ágeis e capturam suas presas no pulo e matam-na com sua peçonha.

Alimentação: carnívoras.

Reprodução: a fêmea produz uma ooteca de cor cinza, que possui em média 800 ovos ou mais, é normal produzir três ootecas depois da cópula, sendo que pode morrer após a última postura. A ooteca é presa por teia sob as fiandeiras onde ela carrega para todo o lugar, quando os filhotes nascem, estes sobem no dorso da mãe até completar as trocas de pele necessárias para que consiga caçar sozinho. Costuma carregar a ooteca presa ao abdome na época de reprodução.

Ameaças: matança indiscriminada.

Cuidados: os acidentes são frequentes, porém não são graves, não necessitando de tratamento com soro. A picada possui ação local, necrosante, cutânea, produzindo uma ardência no local, sem maiores consequência, sem intoxicação geral alguma, seja do sistema nervoso ou circulatório. A dor pode ser acalmada através de analgésicos orais. Não há perigo de vida. Tratamento: soro antilicósico, pomadas antinflamatórias, antihistamicas e antibióticos e os acidentes por este gênero são destituídos de importância médico-sanitária.

Fonte: www.megatimes.com.br
            www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem