Caranguejeira-Negra-Brasileira (Grammostola pulchra)

Caranguejeira-Negra-Brasileira (Grammostola pulchra)

Caranguejeira-Negra-Brasileira (Grammostola pulchra)Características: A Caranguejeira-Negra-Brasileira (Grammostola pulchra) pode chegar a 15 cm de comprimento e viver por 20 anos. Muito robusta, são aranhas geralmente grandes, com pêlos compridos nas pernas e no abdômen, de coloração totalmente negra. Apesar do grande porte, não oferecem perigo quanto ao seu veneno.

Habitat: regiões como menor unidade como o semi-árido brasileiro.

Ocorrência: Região Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.

Hábitos: terrestre e errante. Não são agressivas, só picando se forem molestadas . Procuram fugir no primeiro momento de contato, assumindo uma postura defensiva, se continuar a ser molestada. Quando vão sofrer a troca de pele (ecdise), tecem um lençol de teia e deitam-se de costas, e esperam até que comece a troca, primeiro sai o cefalotórax depois as pernas e a pele do abdômen (a pele do abdômen sempre sai como se estivesse vazio pois contêm os intestinos, etc). Essa troca de pele dura em torno de 4 horas.

Alimentação: grilos, gafanhotos e baratas. São grandes caçadoras.

Reprodução: o macho tece uma teia que chamamos de teia espermática, onde ele vai depositar seu sêmen e coletar com os bulbos copuladores para o acasalamento. É normal a fêmea matar o macho, principalmente se ele for descuidado. A fêmea põe de 200 a 800 ovos, faz um casulo contendo os ovos e protege-os durante um tempo onde ajuda os filhotes, fazendo um orifício para que possam sair.

Ameaças: matança indiscriminada e tráfico de animais silvestres.

Cuidados: veneno pouco potente e causando apenas dor local discreta.

Fonte: www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem