ESTAÇÃO ECOLÓGICA XITUÉ - SP

ESTAÇÃO ECOLÓGICA XITUÉ - SP
Localização
Município de Ribeirão Grande.

Superfície
3.793 hectares.

Bioma
Mata Atlântica.

Objetivos da Estação Ecológica Xitué
A Estação Ecológica Xitué preserva remanescentes florestais da Mata Atlântica e do Rio das Almas. Limita-se ao sul com Intervales e a noroeste com o Hotel Paraíso Ecolodge, empreendimento ecoturístico com base sustentável.

Estação Ecológica Xitué, criada em 12/03/1987, pelo Decreto Estadual nº 26.890, que definiu sua área em 3.095,00 Ha, sua sede administrativa encontra-se no Município de Ribeirão Grande, sua área sobrepõe a APA Serra do Mar , tem seus limites: ao sul com o parque Intervales, à noroeste com o Ribeirão Velho, ao Norte com o Ribeirão dos Veados e a nordeste e leste com o Rio das Almas.

A Estação Ecológica Xitué, administrada pelo Instituto Florestal, localiza-se na Serra de Paranapiacaba, cujo relevo é bastante acidentado, funcionando como um divisor de águas, onde existem numerosas cabeceiras de rios que vertem para a Bacia do Ribeira de Iguape, em direção ao litoral e para a Bacia do Alto Paranapanema, em direção ao interior.

Essa unidade representa a proteção de um espaço contínuo importante junto com a APA Serra do Mar e Parque Carlos Botelho, coberto por floresta tropical densa, que acolhe grande quantidade de espécies animais, muitas das quais necessitam de amplos territórios para conseguir sobreviver.

A fauna é bastante rica e diversificada, existindo ali mono-carvoerio, a jaguatirica, o guariba, o cuiú-cuiú, a cuíca lanosa, a anta, o veado mateiro, entre muitos outros conhecidos na região.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem