ESTAÇÃO ECOLÓGICA DOS CHAUÁS - SP

Floresta ombrófila densa

Localização
Município de Iguape. Coordenadas: 24º 45’01” / 47º40’28”.

Superfície
2.699,60 ha.

  • Campo aluvial e floresta alta de restinga.
  • A floresta ombrófila densa é aluvial.
  • A maior parte da unidade é constituída por floresta alta de restinga.

É constituído por planícies periodicamente inundáveis, várzeas inundadas e terraços não inundáveis em menor escala. A área mais elevada é formada por dois pequenos morrotes contíguos. Apresenta uma única elevação próximo ao extremo norte.

Fauna
Apresenta uma fauna diversificada, com espécies ameaçadas de extinção, como o papagaio-de-cara-roxa ou chauá, o araçari, o macuco, a suçuarana e a lontra, além de outras como o tangará, o jaó-do-litoral, o uru, o tamanduá-mirim e o jacaré-de-papo-amarelo. Espécies em extinção: Papagaio-de-cara-roxa ou chauá, o araçari, o macuco, a suçuarana e a lontra, além de outras como o tangará, o jaó-do-litoral, o uru e o tamanduá-mirim. Apresenta espécies endêmicas litorâneas.

Papagaio de cara roxa ou chauá
Flora
É em sua maior parte coberta por floresta de restinga, riquíssima em bromélias e aráceas, e floresta ombrófila densa (Mata Atlântica), onde há a ocorrência de caxetas (Tabebuia cassinoides), palmeiras, lianas e epífitas. Está inserida em região reconhecida pela Unesco como reserva da biosfera da Mata Atlântica, como patrimônio da humanidade. Espécies em extinção: Caxeta, palmito (Euterpe édulis). Extração de caxeta por parte das fábricas de lápis foi intensa no passado.

Caxeta

Por tratar-se de Estação Ecológica de acordo com o "Sistema Nacional de Unidades de Conservação", não é permitido o uso turístico.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem