ESTAÇÃO ECOLÓGICA MICO LEÃO PRETO - SP

ESTAÇÃO ECOLÓGICA MICO LEÃO PRETO - SP

A Estação Ecológica do Mico-Leão-Preto, situada no Pontal do Paranapanema, no oeste do Estado de São Paulo, totaliza 5.500 hectares, distribuídos entre os quatro maiores fragmentos florestais de Floresta Atlântica da região.

A criação desta Unidade de Proteção Integral é resultado, entre outros, de uma articulação com o poder público e comunidade local do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), ONG que há aproximadamente 20 anos trabalha para a conservação de mico-leão-preto, espécie endêmica da região que hoje se encontra entre as mais ameaçadas do mundo.

Mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus)

O mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus) está entre as dez espécies de primatas mais ameaçadas em todo o mundo.

A região da nova estação ecológica também constitui um dos últimos refúgios de outras espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada (Panthera onca), a jaguatirica (Felis pardalis), a lontra (Lutra longicaudis) e o macuco (Tinamus solitarius).

A medida complementa a ação que o Governo do Estado desenvolve na região, onde mantém, há 61 anos, o Parque Estadual do Morro do Diabo. Com uma área de 33.853 hectares, essa unidade de conservação se caracteriza por uma elevação de 600 metros, que constitui um testemunho geológico do planalto ocidental, guardando ainda o que restou da vegetação que recobria o oeste paulista, inclusive a maior reserva natural de peroba-rosa do Estado, que abriga a última grande concentração de mico-leão-preto.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem