ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO RIO MADEIRINHA - MT

Floresta Ombrófila Aberta
Localização
A Estação localiza-se no noroeste do estado, próxima à divisa com os estados do Amazonas e Rondônia, e à margem direita do Rio Madeirinha.

Superfície
13.683 hectares.

Bioma
Amazônia.
Floresta Ombrófila Aberta 100%

Olhando para cima é possível que se enxergue toda a exuberância da Estação Ecológica do Rio Madeirinha. Isso porque uma de suas principais características é a existência de árvores imensas - geralmente acima de 25 metros de altura, que compõem um cenário exuberante no interior da Floresta Amazônica.

Situa-se no extremo noroeste do estado de Mato Grosso, próximo a divisa com os estados do Amazonas e Rondônia, em uma região de baixa densidade demográfica, fora das zonas de expansão agro-pastoril que se formam no norte de Mato Grosso e noroeste de Rondônia, exibindo ainda um alto nível de conservação dos seus recursos naturais.

Flora
Sua importância ecológica refere-se, sobretudo, ao fato de representarem porções integras da parte meridional da floresta Amazônica. A vegetação predominante da região é a floresta ombrófila.

Fauna
Quanto à fauna, é preciso ressaltar sua característica de refúgio natural.
A forte compartimentação do relevo, por outro lado, oferece distintas possibilidades de habitats, aumentando as chances de alta diversidade de fauna e de flora.

Capivara
Fonte: Unidades de Conservação do Mato Grosso - FEMA

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem