ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE TAIAMÃ - MT


Localização
A cidade mais próxima à unidade é Cáceres que fica a uma distância de 220 Km da capital.

Superfície
11.200 hectares

Bioma
Pantanal 100%
Savana 100%

A Estação Ecológica do Taimã foi criada para preservar o importante ecossistema do Pantanal representado nesta ilha fluvial e propiciar o desenvolvimento de atividades científicas para conservação, em uma área onde se encontra uma das maiores diversidades de fauna do mundo.

Predominantemente plano, havendo domínio de águas no período das cheias; e nas pequenas elevações há quebra de monotonia da paisagem, existindo ainda depressões que recebem a denominação de "baías".

Clima
O clima é quente, sendo que a temperatura média máxima é de 34,3° C no mês de setembro, e a média mínima é de 15° C no mês de julho. As chuvas se concentram no verão, com precipitação anual de 1.250 mm.

Flora
Apresenta extensos campos graminóides entremeados por manchas mais elevadas de florestas, de porte elevado e pequeno diâmetro, verificando também a presença de matas ciliares no entorno dos rios locais.

Jacaré do pantanal
Pantanal
Fauna
A ictiofauna é predominante na Estação, destacando-se o dourado, o pacú, o pintado e o jaú. Verifica-se também a presença de jacarés que estão ameaçados pela caça predatória.

Várias espécies ameaçadas de extinção como o cervo do pantanal, onça e a anta, bem como jabutis, cobras e mamíferos de médio porte como o bugio e a capivara podem ser encontrados.

Pacú
Fonte: SEMA

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem