ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE PIRAPITINGA - ES/RJ

ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE PIRAPITINGA - ES/RJ
Superfície
1.090 hectares.

Bioma
Cerrado.

Unidade de Proteção Integral.

Esta unidade foi criada para proteção dos ecossistemas existentes e incentivo a pesquisa cientifica. Devido ao enchimento do reservatório da Usina de Três Marias, em 1962, a Estação adquiriu a feição de ilha, situação que ocorre quando é atingida a cota máxima. Possui uma área de aproximadamente 1.090 hectares e perímetro de 20 km. Está localizada no Reservatório da Usina Hidroelétrica de Três Marias, no estado de Minas Gerais, no município de Morada Nova de Minas.

Acesso
O acesso é feito através da BR-040, Km-268, no sentido Três Marias / Morada Nova de Minas, daí chega-se na unidade através de embarcações. A cidade mais próxima é Três Marias que fica a 280 Km da capital. O nível da barragem oscila entre a cota máxima de 568 m até a mínima de 559 m acima do nível do mar.

Pica-pau amarelo
O relevo da área é predominantemente suave ondulado, com amplitude na ordem de 50 m. A borda centro-oriental da "ilha", tem declividade mais acentuada e o perfil longitudinal da rede de drenagem é nitidamente menor do que o da borda centro-ocidental, indicando uma dissimetria do relevo.

A formação vegetal, constituída por elementos arbóreos com até 20 m de altura e densidade variável, apresenta-se sob duas feições: Mata Mesofílica e Cerradão. A primeira ocupa pequena área da Estação, distribuindo-se em manchas esparsas com variações de acordo com a topografia.

Cerrado
Esta estrutura apresenta indivíduos arbóreos com porte médio de 18 m, formando um dossel contínuo e emergente, que podem atingir até 25 m de altura, todos com fuste retilíneo. O Cerradão apresenta porte superior a 9 m, com 4 estratos distintos: o estrato superior com 15 m, um inferior formado por indivíduos de 8 a 10 m, um estrato arbustivo com altura máxima de 3 m e um estrato herbáceo constituído por indivíduos jovens, composto ainda por gramíneas e bromeliáceas.

A Estação constitui um dos habitats do lobo-guará, mamífero brasileiro muito ameaçado de extinção, como também do tamanduá-bandeira. Além desses, outros grandes mamíferos ocorrem na unidade, como a anta por exemplo. Dentre as aves destaca-se a presença de emas, marrecos, corujas, pica-paus, etc.

Lobo guará

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem