ESTAÇÃO ECOLÓGICA DA SERRA DAS ARARÁS - MT


Superfície
28.700 hectares.

Bioma
Cerrado 100%
Savana 100%

Objetivos
Preservar amostra significativa de ecossistema em estado não alterado, bem como uso da área em pesquisas e educação conservacionista. Enfim, ser um núcleo de conservação e disseminação de informações ecológicas.

Clima
É do tipo tropical quente semi-úmido, com 4 a 5 meses de seca. A temperatura anual média é em torno de 24 ºC e a pluviosidade de 1.400 a 1.500 mm/anuais.

Relevo
O relevo caracteriza-se pela predominância de vastas superfícies de aplainamentos, modeladas em estrutura geológica diferenciada cristalina e sedimentar, altitudes médias de 400 a 1.000 m e são muito características as Serras e Chapadões na região.

Estação Ecológica da Serra das Ararás

Flora
A estimativa percentual de cada tipo de vegetação em relação a área da unidade resume-se em, 50% de Cerrado, 40% de Matas, 5% de Capoeiras, 4% de Campos e cerca de 1% de Várzeas e Veredas.

Ararás azuis
Porco-do-mato
Fauna
A fauna da região é bastante numerosa, sendo representada pelo porco-do-mato, onça-pintada, cotia, tatu, capivara, cachorro-do-mato etc. A avifauna é muito rica e destacamos a presença de araras azuis, pardais, siriemas e a raríssima rolinha-do-planalto-central, entre outras.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem