RESERVA BIOLÓGICA DO LAGO PIRATUBA - AP

Superfície
357.000 hectares.

Bioma
Amazônia 100%
Floresta Ombrófila Densa 8%
Formações Pioneiras 92%

Objetivos
Proteger a flora e fauna do ecossistema amazônico, de transição e lagunar, principalmente.

C
lima
A temperatura média anual é da ordem de 26 ºC, sendo os meses de setembro a dezembro os mais quentes, e junho a agosto, mais amenos, com mínima nunca inferior a 22 ºC. A precipitação anual é superior a 3.250 mm, com um período seco entre setembro e novembro. A umidade relativa do ar fica em torno de 80%.

Relevo
O relevo é caracterizado por apresentar grandes planícies. A região é sujeita a inundações periódicas, com trechos permanentemente alagados, com caraterísticas de colmatagem evidenciados pelos palecanars e lagos residuais. As planícies são formadas por sedimentos de origem mista, fluvial e marinha.

Reserva Biológica do Lago Piratuba
RESERVA BIOLÓGICA DO LAGO PIRATUBA - AP


mangue vermelho
Flora
Existe grande diversidade de formações vegetais e ecossistemas, abrigando algumas manchas de Floresta Tropical Densa de planície aluvial, compreendendo a sub-região dos campos de planície do Amapá e a sub-região do litoral (manguezal), bem como os ecossistemas de transição entre estas formações. O mangue ocupa áreas justamarítimas, da foz do rio Araguari até o canal Turiura no limite norte da Reserva, apresentando espécies como a siriúba, o mangue-vermelho e o mangue-amarelo.

macaco-de-cheiro
Fauna
A fauna da Reserva é muito rica e diversificada. Entre os quelônios é provável a ocorrência de várias espécies. Já foram registradas desovas, nas praias arenosas entre os rios Calçone e Amapá das tartarugas marinhas de duas espécies (Chelonia midas e Dermochelys coriacea). Várias espécies de aves utilizam-se dos manguezais como ponto de apoio para suas migrações como o pelicano, por exemplo.

Avista-se ainda a águia-pescadora, o maçarico e o talha-mar, entre outros. A formação dos campos alagados tem como residentes a capivara, lontra, o mão-pelada e a preguiça.

Fonte: Ibama

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem